Seminário Nossa Senhora D'abadia 
33 anos 
Acolhendo as Vocações sacerdotais!



O Seminário Nossa senhora D'Abadia foi fundado aos 13 de março de 1978.Nestes longos anos de formação tivemos a graça de formar vários sacerdotes a serviço de nossa diocese. No início com o seminário menor,acolhia os jovens que ainda não haviam concluído o ensino médio. Hoje conta com uma estrutura toda adequada para a formação para o  propedêutico,com os jovens que já tem concluído o E.M. Com um corpo docente de professores e formadores . Uma estrutura que possa acolher os jovens que se decidam por este acompanhamento. Sendo estas tanto física quanto espiritual.
 
 
 Bispo Diocesano 
 


Dom Paulo Roberto Beloto nasceu aos 9 de abril de 1957, na cidade de Adamantina, SP. É o quarto filho do casal Guaristo Beloto e Benedita Beneti Beloto.
Morou na zona rural até os dezesseis anos.
Cursou o primeiro grau no grupo escolar Nova Luzitânia e grupo escolar Ginásio, Adamantina. Concluiu o curso colegial na Escola Estadual do Segundo Grau “Helen Keller”, em Adamantina.
Trabalhou na cidade como aprendiz de marceneiro e escriturário, em um Super - Mercado.
Com 21 anos de idade, em 1979 iniciou o curso Filosofia no Seminário Bom Jesus, Aparecida, Sp. Recebeu a Licenciatura Plena em Filosofia no ano de 1985, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras das faculdades Associadas do Ipiranga, SP.
É bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, Arquidiocese de São Paulo.
Cursou o Mestrado Intensivo em Teologia e Estudos Bíblicos, pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, no ano de 1985.
Foi ordenado diácono no dia 5 de janeiro de 1986, por Dom Osvaldo Giuntini, e presbítero no dia 29 de junho de 1986, na paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Adamantina, por Dom Daniel Tomasella.
Participou nos Cursos de Capacitação para Orientadores e Acompanhantes de Exercícios Espirituais, nos anos de 2000 e 2001, no Centro de Espiritualidade Inaciana de Itaici.
Fez a primeira e a segunda etapas do Curso de Espiritualidade, no Centro Teresiano de Espiritualidade, São Roque, SP, nos anos de 2004 e 2005.
Como presbítero, na diocese de Marília, exerceu as seguintes funções: pároco, vigário paroquial, vigário episcopal, coordenador do Centro Diocesano de Pastoral, coordenador e membro da Coordenação Diocesana de Pastoral, membro do Conselho Diocesano de Pastoral, coordenador e membro da Pastoral Vocacional, diretor espiritual e membro da Coordenação Diocesana da Renovação Carismática Católica, conselheiro espiritual de Equipe de Nossa Senhora, diretor espiritual e formador dos leigos e leigas consagradas à Igreja particular de Marília, reitor, diretor e professor do Seminário Propedêutico São Pio X, coordenador e membro do Conselho de presbíteros e conselho de formação, membro da Fraternidade Jesus + Caritas.
Foi diretor de estudos e professor do Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos, Província Eclesiástica de Botucatu, em Marília.
De 2004 a 2005, exerceu a função de Diretor Espiritual no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos e era Vigário paroquial na paróquia Santa Rita, em Marília.
Foi nomeado Bispo por sua Santidade o Papa Bento XVI, no dia 16 de novembro de 2005. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 4 de fevereiro de 2006, na cidade de Marília, SP. E a posse, no dia 19 de fevereiro de 2006, na catedral Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Formosa, GO.
Na Regional Centro Oeste da CNBB, Dom Paulo é membro do Conselho Episcopal de Pastoral, representando a Província Eclesiástica de Brasília, da qual a Diocese de Formosa faz parte. É Bispo referencial da Comissão Regional de Presbíteros e do Serviço de Animação Vocacional.
Dom Paulo tem como lema episcopal: “Evangelli Servus”, Servidor do Evangelho.

 
 
 

 

Reitoria

 

Padre Joaquim Regis Filho é natural da cidade de Monte Alegre de Goiás.Estudou neste mesmo seminário no ano de 2001 na experiência do propedêutico.Formado em letras pela Ueg.Cursou filosofia pela Universidade católica de Goiás (Atual Pontifícia Universidade Católica de Goiás)e teologia pelo Instituto Santa Cruz de Goiânia.  Ordenado sacerdote  no dia 20 de dezembro do ano de 2008 . Assumiu a formação deste seminário no dia 21 de dezembro de 2010.