MENSAGEM DE HOMENAGEM AOS FUNCIONÁRIOS PELO DIA DO TRABALHADOR

15/05/2011 19:26

MENSAGEM DE HOMENAGEM AOS FUNCIONÁRIOS

 

 

“Meu Pai trabalha até agora e eu também trabalho.” (Jo 5,17)

 

Por esta Palavra, Nosso Senhor Jesus Cristo explica aos judeus a importância que deveria ser dada à atividade humana, já que ela é uma forma de nos fazermos parecidos com Ele e com o Pai dele. De fato, Deus Pai criou todas as coisas e o ser humano e continua trabalhando nessa obra até hoje para que ela fique sempre em ordem. Deus não só criou uma vez, mas cria e sustenta a própria criação.

Seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, veio para dar continuidade a outra obra do Pai, que é obra de salvação, e nos deu o exemplo. Primeiro, porque quis nascer numa família humilde, de trabalhadores: José, que era pai adotivo de Jesus, era carpinteiro. Em segundo lugar, Jesus é exemplo porque “se fez em tudo igual a nós, menos no pecado” (Hb 4,15), também trabalhou no trabalho do dia-a-dia e cansativo da vida humana, da vida igual à nossa. Foi Ele quem disse sem medo aos que reclamavam porque fazia coisas proibidas em dia de sábado: “Meu Pai trabalha até agora e eu também trabalho.” (Jo 5,17). Em terceiro lugar, Jesus nos dá exemplo e eleva o trabalho a uma dignidade divina ao comparar o Reino de Deus, que ele veio inaugurar na terra, com imagens de trabalho: o semeador que saiu a semear; o pai que manda os filhos para o campo; o empregador que em várias horas do dia chama trabalhadores para a sua vinha e lhe dá o salário justo; os homens que estavam no campo e as mulheres no moinho quando Jesus virá pela segunda vez; etc. Não só com ensinamentos, mas com a vida, com incansável doação e chamando ajudantes, os apóstolos e os discípulos, para o trabalho dele, e o feliz convite para descansarem um pouco em Sua presença. Também nos ensinou a pedir ao Senhor da Messe que mande operários para a Sua Messe, pois “a Messe é grande e os operários são poucos”.

De fato, é Jesus Cristo quem mostra ao homem e à mulher como verdadeiramente devem ser e faz com que eles descubram sua grande vocação e dignidade (GS 22). Não é diferente no caso do trabalho. “Pelo trabalho oferecido a Deus nós cremos que o homem se associa à própria obra redentora de Jesus Cristo, que conferiu uma dignidade eminente ao trabalho, quando em Nazaré trabalha com suas próprias mãos.” (GS 67).

“Assim como o pássaro nasceu para voar, o homem nasceu para trabalhar.”

 

(Leão XIII, Rerum Novarum)