Seminário celebra 61 anos de sacerdócio do cardeal Dom José Freire Falcão

28/06/2011 08:46

       

Dom José Freire Falcão

Nesta quinta-feira (16/06), o Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília teve a alegria de celebrar antecipadamente o aniversário sacerdotal do Arcebispo Emérito de Brasília o Cardeal Dom José Freire Falcão. 

Dom José Freire Falcão nasceu em 23 de outubro de 1925, em Ererê (CE), diocese de Limoeiro do Norte (CE) e foi ordenado sacerdote aos 19 de junho de 1949,  na mesma cidade. Assumiu como arcebispo de Teresina em 1972, onde ficou até 1984, quando foi substituído por Dom Miguel Fenelon Câmara. Em 1984, ele assumiu o arcebispado de Brasília, função que ocupou durante 20 anos. Sua nomeação como cardeal por João Paulo II ocorreu em 1988. Como lema de sua vida sacerdotal, dom José Freire Falcão adotou In Humilitate Servire (“servir em humildade”). O cardeal cursou o ensino fundamental e básico, o ensino médio, Teologia e Filosofia no Seminário da Prainha, em Fortaleza.

Em sua homilia, Dom Falcão fez memória do seu chamado vocacional e evocou emocionado a memória de sua mãe diversas vezes que, segundo ele testemunha, era mulher de fé na teoria e na prática. Dom Falcão concluiu afirmando: "A raiz do meu desejo de ser padre, a força para perseverar no seminário, estão nas orações de minha mãe".

Que Deus abençoe a vida, vocação e missão de Dom Falcão sempre e cada vez mais! Esse é o desejo do Seminário, o coração da Igreja de Brasília.

 

Por Paulo Rogério , 3º ano de filosofia Arquidiocese de Brasília