VOCAÇAO A QUE? - Pe. Dilmo Franco
Caríssimo (a) leitor (a), quando encontrei este titulo para este artigo vocacional, ele soou bem estranho, mas depois percebi que ele se encaixou perfeitamente ao que quero partilhar contigo.
Conhecemos o texto dos Atos dos Apóstolos 2,44 que diz:”Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e os seus bens, e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um”. Na medida em que eles iam tomando conhecimento da Boa-Nova eles não só se ajuntavam ao número dos que seguiam a Jesus Cristo, mas partilhavam os seus bens.
É preciso ter coragem para ouvir e responder ao chamado de Deus, para viver a proposta do Reino já aqui na terra e não por um dia ou um ano, mas por toda a vida, pois assim como a vida de São Paulo teve um antes e um depois de Jesus Cristo, assim também seja a nossa vida.
O vocacionado é chamado a imitar Cristo, a viver para o anúncio do Reino e uma vez que tomar esta decisão, saber renunciar a todas as propostas que contrariariam ou prejudicariam a sua escolha anterior, tornando-se “um homem de Palavra, um homem da Palavra, um homem para a Palavra”, cultivando desde o chamado inicial o desejo de ser firme e sincero na resposta, e não usar a vocação para resolver os problemas afetivos, para obter um “status” na sociedade, para obter favorecimentos em proveito próprio e com o tempo podendo se tornar um grande empresário, fazendeiro respeitado na região ou um negociante com varias casas e apartamentos alugados para aumentar a renda pessoal, enfim, pode se tornar bom em tudo, menos em ser um padre segundo o coração de Jesus.
Deus deseja ter o nosso serviço, mas muito mais do que isso, Ele deseja ter a nós e não só as coisas que fazemos. Precisamos aprender com São Francisco, desejar só a Jesus Cristo. Esta é a vocação Sacerdotal. Vocação ao Reino dos Céus, vocação à Santidade, vocação à Eternidade. Servir a Deus nos irmãos. É isto que significa Vocação Sacerdotal. O resto seria, vocação a que?
Pe. Dilmo Franco
Sacerdote da Diocese de Formosa paróco da Paróquia Imaculada Conceição Catedral.Faz parte do conselho de formação diocesano.